terça-feira, junho 13, 2006

Detenção imediata

É irresistível, é demasiado tentador para conseguir resistir!
Ao fim do passado dia de terça-feira foi detido, horas depois de ter sido entrevistado pela RTP na sua casa em Loures, o dirigente da Frente Nacional, "braço armado" do Partido Nacional Renovador (não, não estou a falar de organizações do Médio Oriente) por ter empunhado uma caçadeira semi-automática e ter mostrado uma besta, um revólver e uma máquina de choques eléctricos, além de afirmar que a Extrema-Direita estava preparada para tomar as ruas de assalto... Além da discussão sobre a legitimidade ou ilegitimidade da detenção, bastará questionarmo-nos sobre a rapidez de tal detenção. Será que é necessário existir mediatismo para que alguém actue, bem ou mal?
Este dirigente mostrava, no interior da sua casa vários artigos alusivos às suas tendências "políticas", afirmando que as armas que possuía eram legais, o contrário foi afirmado pela PSP. Devemos ainda recordar-nos que Mário Machado foi um dos envolvidos na morte de Alcino Monteiro, pelo qual foi condenado com pena de prisão.
Mas Mário Machado chegou mesmo a contestar a liberdade de expressão em Portugal, considerando-se um "preso político", chegando mesmo a afirmar que “Temos um Governo fantoche, gerido por accionistas”, enquanto exibia no braço esquerdo uma tatuagem com a imagem de Hitler.
Ora, nada tenho contra a liberdade de expressão, aliás esta foi uma conquista da Revolução dos Cravos, exactamente contra um partido de extrema-direita, mas se os crimes são cometidos deverá julgar-se quem os comete e estes deverão ser condenados se as acusações se derem por provadas.
Mas, o que me choca com este caso não é a biografia de Mário Machado, antigo membro da Juve Leo e "skinhead", ou que este detenha o arsenal que mostrou em sua casa, ou que tanto a Frente Nacional como o Partido Nacional Renovador apoiem os agentes das forças de segurança na sua manifestação por mais direitos, a mesma que esteve praticamente a ser cancelada pela presença destes elementos neonazis, ou ainda (pasme-se) o discurso de Mário Machado no Festival dos Povos na Alemanha precisamente no dia 10 de Junho, mas sim o facto do nome de Portugal ser usado em vão, como se ser nacionalista ou patriota signifique que se é de extrema-direita, ou pior que se deva ser de extrema-direita.
Ser-se patriota em nada está relacionado com estas actuações extremistas que usam a Pátria como mote para discursos fascistas, racistas e xenófobos. Choca-me, por isso, que os nomes utilizados sejam Frente "Nacional" ou Partido "Nacional" Renovador e constantemente sejam utilizados símbolos que representam a história e os antepassados portugueses que representam toda a Nação, a nossa independência e identidade!
Esperemos que estas notícias sejam passageiras e que não nos preocupemos com estes "acontecimentos" no futuro.

Aqui vos deixo algumas notícias, para rir ou chorar:
http://www.correiomanha.pt/noticia.asp?id=204408&idselect=9&idCanal=9&p=200
http://www.correiomanha.pt/noticia.asp?idCanal=9&id=204409

7 comentários:

BartoloSalsoferrato disse...

Camarada

Concordo contigo em absoluto. Louçã ao poder.

BartoloSalsoferrato disse...

É pá, falares mal dos nazis ainda vai que não vai, agora meteres a Juve Leo ao barulho é que não.
Sugiro um pedido de desculpas público à nação sportinguista.

Nunes disse...

Não me parece que a nação sportinguista se julgue ofendida. Todos têm os seus pontos positivos e negativos.

BartoloSalsoferrato disse...

Tu e a tua mania do politicamente correcto!!:)
Tenho a certeza que a continuares assim chegas longe na política mas só num partido da treta tipo PS ou PSD:)

JCA disse...

Quando eles começam a utilizar muito o termo patriota e nacionalista desconfio sempre...Podem ser complexos do período salazarista, mas normalmente não me engano...

Anónimo disse...

Excellent, love it! Good digital camcorder printing

Anónimo disse...

Cool blog, interesting information... Keep it UP » »