sexta-feira, julho 18, 2008

Bons ventos e bons ares


Porque se trata de um espaço único no nosso cantinho Lusitânio, envio-vos esta noticia que nos dá esperanças que a Berlenga pode continuar como espaço de biodiversidade impar e ainda assim controlar o turista descontrolado e o piquenique do cozido e do tinto!


E caso não conheçam, ide à Berlenga!


No princípio do próximo ano as Ilhas das Berlengas vão candidatar-se a Reserva da Biosfera pela UNESCO. A Câmara de Peniche, o Instituto da Conservação da Natureza e Biodiversidade e outras instituições vão apresentar a candidatura no âmbito do programa Man and Biosphere.
O arquipélago das Berlengas, considerado Reserva Natural, é formado por três grupos de ilhas e dista a pouco mais de nove quilómetros do Cabo Carvoeiro, perto de Peniche. As ilhas contam com espécies como a lagartixa-do-bocage, o polvo e uma série de aves marinhas que ali nidificam.
Conseguir o galardão da UNESCO não é fácil e há trabalho a fazer. A Berlenga Grande, a única com turismo, recebe por ano cerca de 40 mil pessoas durante o Verão, que podem passear pelos trilhos, fazer mergulho, visitar as grutas ou ver o Forte de S. João Baptista. Mas as condições não apelam ao turismo: o parque de campismo não reúne as condições necessárias e não existem alternativas para passar a noite.







Sem comentários: